"Um futuro melhor requer pessoas capazes de usar não apenas todas as partes do cérebro mas também o coração" ¨Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ○° ¨ Pierre Lévy

domingo, 28 de novembro de 2010

Geração X, Geração Y, Geração Z ...



"Geração X
A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Geração Y
A Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, aGeração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Geração XY
Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

Geração Alfa (ou Alpha Generation)
Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z."

Fonte:http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_X_Geracao_Y_Geracao_Z.htm


Fazendo um aporte destas Gerações e meus educandos, todos nascidos na Geração Z, mas sem os recursos ou instrumentos que tanto marcam esta fase, vejo como meus educandos não vivem conectados a dispositivos portáteis todo o tempo. Muito pelo contrário, nem celular possuem. Vivem em parte, a margem destas características que marcam esta geração. São crianças internas, em sua maioria, que ficam na instituição durante toda a semana, indo para casa apenas nos finais de semana. Não é somente uma escola em tempo integral, mas um internato para crianças em grande parte em situação de risco social. Eles possuem e-mail criado na sala de informática, mas o seu acesso é restrito, visto que a turma é numerosa e os computadores funcionando não chegam a cinco. Tenho apenas um educando que possui Orkut e utiliza uma Lan house, segundo conta.

Minhas crianças fazem parte daqueles excluídos destas conquistas da civilização atual. Muitos moram em invasões e perderam casas nas fortes chuvas que atingiram Salvador este ano. Um deles ainda hoje relembra como o irmão mais velho salvou o irmão caçula antes da casa desmoronar...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...