"Um futuro melhor requer pessoas capazes de usar não apenas todas as partes do cérebro mas também o coração" ¨Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ○° ¨ Pierre Lévy

domingo, 29 de agosto de 2010

Módulo III - Livro Corpos Mutantes


O livro Corpos Mutantes mostra como a partir do culto pelo corpo, o homem busca modificá-lo. As tecnologias surgem então como um meio para satisfazer esta necessidade, de forma cada vez mais radical, por meio de cirurgias, seja por saúde ou mesmo na busca pela beleza. Outro dia li o artigo abaixo que trata das tecnologias e como eles podem melhorar o desempenho do corpo humano, fazendo, contudo, algumas ressalvas:

“De todas as melhorias que a tecnologia pode trazer ao corpo, a mais controversa é a instalação de circuitos no cérebro. Aplicados em pacientes com mal de Parkinson, o implante melhorou o funcionamento cerebral em alguns pacientes. O resultado levantou a questão: pessoas sem distúrbios podem usar a técnica? "Apesar dos avanços nos estudos, indicar essa técnica está longe de ser uma realidade. É muito polêmico tirar conclusões neste momento", diz o neurocirurgião Erich Fonoff, da Faculdade de Medicina da USP.”

Revista Galileu

Muitas pessoas buscam nas tecnologias a cura para alguma doença ou para ter uma forma mais saudável, todavia, muitas pessoas, inclusive os jovens, buscam nela uma solução para alguma insatisfação que tenham com seu corpo. Tentam corrigi-lo ou buscam um modelo ou imagem que julgam perfeitos ou que a sociedade lhes mostra como perfeita.

Assim o corpo mostra-se como algo inacabado e em constante mudança para algumas pessoas, embora para outras por necessidade. A atriz Mullins ao falar sobre o uso de prótese que tem nas duas pernas, neste mesmo artigo, respondeu:

As pessoas têm me chamado de tudo: transumana, pós-humana, ciborgue. Alguém que usa lentes de contato é um ciborgue? Se considerarmos que um celular ou uma tesoura são próteses, no sentido de que eles aumentam nossas capacidades, nós somos ciborgues quando os usamos?”

Revista Galileu

Ou seja, as tecnologias estão presentes na nossa vida também para melhorar o desempenho corporal, e por isso, algumas pessoas, umas ao lado do culto ao corpo, buscam nelas seus desejos e anseios por uma aparência que as façam sentir-me melhores consigo e aceitas socialmente. Todavia, para atingir esta forma ou desempenho físico, é preciso ter disponíveis recursos financeiros, o que termina por outro lado excluindo diversas outras ou a maior parte delas, colocando-as à margem deste processo de busca do corpo mutante.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...