"Um futuro melhor requer pessoas capazes de usar não apenas todas as partes do cérebro mas também o coração" ¨Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ○° ¨ Pierre Lévy

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tapscott - Os estudantes da geração Internet





Tapscott no Capítulo 5 Repensando a Educação: Os estudantes da geração Internet realiza uma análise das redes particulares e públicas dentro da nova era digital, com destaque a realidade americana. Fazendo um aporte de seu discurso com o nosso contexto, encontramos os mesmos problemas por ele apresentados. Dentro desta nova realidade, a escola precisa rever seus antigos dogmas e o professor repensar o seu papel na sala de aula. Ele já não pode imaginar-se como o dono do conhecimento que será transmitido ao educando, mas aquele motivador do conhecimento, como aquele capaz de levar o educando a “aprender a aprender”.

Outro fato a ser abordado, que a nossa geração de professores que ainda estão a margem das novas ferramentas que a sociedade da era digital nos trás, necessita aprender a utilizá-las e através delas buscar novas abordagens para suas aulas. Ressaltando que estas novas ferramentas não devem ser vistas como suporte para as antigas aulas, mas como ambientes para o conhecimento. Este é um grande desafio para as redes de educação, principalmente as públicas. Vencer a resistência de muitos professores e o espaço precário de trabalho de muitas de nossa escolas são questões fundamentais para a mudança preterida.

A escola ainda é um espaço propício para a construção do conhecimento, troca, socialização ou compartilhamento de saberes... Contudo, se não quiser ficar para trás na História, precisa está atrelada aos anseios da nova sociedade da informação, tão ávida por conhecimento e de uma forma cada fez mais veloz. Observando que ao mesmo tempo em que precisa está atenta e conectada as demandas da atual geração de educandos, precisa está igualmente alerta à necessidade de alguns outros que podem encontrar nas novas ferramentas digitais um aporte para o conhecimento e integração à sociedade, mas não estão conectados a celeridade desta sociedade da informação e precisam ser escutados, são os portadores de necessidades especiais.

Bibliografia:

TAPSCOTT, Don. Repensando a Educação: Os estudantes da geração Internet. In. TAPSCOTT, Don. A Hora da Geração Digital: como os jvens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Trad. Marcelo Lino. Rio de Janeiro: Agir Negócios, cap 5, 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...